segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Intercolegial Rio de Janeiro 2007

Em 2007, no 25º Intercolegial do jornal O GLOBO, tivemos mais uma prova da fragilidade do pólo aquático carioca, pois só tivemos uma categoria LIVRE MASCULINA, e só dois colégios competindo e por conseqüência só houve um jogo que valeu como final:
Dia 12 de novembro de 2007 - 18: horas - Piscina do Clube de Regatas Guanabara:

Paulo Gissoni 6 x Colégio Santa Mônica 3
Notícia publicada no site do Intercolegial em 26/11/2007 Às 21h26m pelo jornalista Nelson Costa
CAp Paulo Gissoni é o melhor do pólo aquático

" RIO - Numa final realizada debaixo de muita chuva, no Clube de Regatas Guanabara, em Botafogo, o CAp Paulo Gissoni, de Realengo, venceu por 6 a 3 o Colégio Santa Mônica e sagrou-se campeão do pólo aquático do 25º Intercolegial. Destaque para Abel Martins, que marcou três gols e liderou a equipe da Zona Oeste na conquista da modalidade. Na festa pelo título, o técnico Wallace Gomes não escapou do tradicional banho de piscina, apesar da água gelada."
Com esse resultado o Paulo Gissoni conquistou medalha de ouro e o Colégio Santa Mônica a medalha de prata. Teríamos um terceiro concorrente, que foi desclassificado de todo o 25º Intercolegial, por ter inscrito um atleta do judô sem ser aluno do referido colégio, como conseqüência foi o único esporte coletivo que não distribuiu medalha de bronze.
E porque este esvaziamento da competição de pólo aquático? Quando foi introduzido em 2005 no Intercolegial a idéia era que teríamos pelo menos 5 colégios interessados, e com isso teríamos pelo menos 7 bolsas de estudos para atletas de 14 aos 17 anos., servindo de incentivo para os atletas e para os clubes, onde com certeza os colégios buscariam os atletas com a contra-oferta da referida bolsa de estudos.
Após o primeiro ano em que houve a participação de 4 colégios, dois colégios oriundos da mesma matriz e que ao longo desses anos de Intercolegial vieram se alternando em primeiro lugar, tiveram uma idéia brilhante para se manterem vencedores no pólo aquático: cada equipe só poderia ter 3 atletas federados em pólo aquático, mas poderiam inscrever qualquer número de atletas federados da natação ou outro esporte aquático na competição de pólo aquático. Nós que conhecemos o pólo aquático sabemos da importância de nossos atletas terem uma excelente natação, com esse artifício, não faria falta para estes dois colégios o limite de três atletas federados de pólo aquático
Por isso este blog solicita a todos os treinadores e atletas tanto masculino quanto feminino para que cobrem dos seus colégios onde são professores e alunos que participem desta modalidade no Intercolegial, e participem da discussão do regulamento. Nós vivemos nos lamentando da falta de competições e divulgação do nosso esporte, taí uma grande oportunidade de visibilidade. Além da energia positiva de talvez termos atletas de clubes distintos defendendo o mesmo colégio, aumentando o espírito esportivo que devemos ter em nosso esporte.
Também solicitamos a intervenção da FARJ e da CBDA junto aos organizadores para não deixarem acabar a referida competição ameaçada pelos motivos acima expostos.

Nenhum comentário: