sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Pingadas

Peter Biros, craque do Eger e da seleção húngara. Foto: vlv.hu



DIVISÃO DE HONRA ESPANHOLA (14ª rodada) - Em partida antecipada da 14ª rodada, em virtude da rodada da Euro Liga nesse próximo final de semana, o Barceloneta conseguiu uma vitória apertada sobre o Mataró Quadis e abriu 5 pontos de vantagem sobre o Barcelona, 2º colocado.

Barceloneta 9 Mataro Quadis 8
(2-2, 3-0, 2-3, 2-3)

Barceloneta: I. Perez (2), G. Hernandez (2), M. Roca (2), X. Valles (1), J. Picas (1) e M. Minguell (1).
Mataro: N. O’Halloran (3), M. Dragcevic (2), F. Sanchez (1), R. Blary (1) e V. Flores (1).

H+: Barceloneta 4/4, Mataro 2/5 + 0/1 pênalti.



LIGA HÚNGARA (13ª rodada) - Duas partidas também foram antecipadas devido aos jogos da Euro Liga e do Troféu LEN.

Szolnok 9 Honved 15
(2-3, 4-3, 1-6, 2-3)

Szolnok: Csanyi (3), Balogh (2), Pasztor (2), G. Kovacs (1) e Gyurovath (1).
Honved: Vindisch (3), G. Kiss (2), R. Fodor (2), Vary (2), Szekely (2), O. Kovacs (1), T. Molnar (1), Haray (1) e Barany (1).

H+: Szolnok 3/9 + 1/1 pênalti, Honved 4/11 + 1/2 pênalti.


Vasutas 7 Eger 12
(2-3, 2-0, 2-5, 1-4)

Vasutas: Z. Toth (2), Pecz (1), S. Nagy (1), Kriszt (1), Szucs (1), Szoldos (1) e Nemeth (1).
Eger: Nyeki (4), Biros (2), Feltham (2), Binder (2), Csaszar (1) e G. Kovacs (1).

H+: Vasutas 2/9 + 3/3 pênaltis, Eger 5/8 + 2/3 pênaltis.



LIGA ADRIÁTICA – Depois de alguns anos de especulação, finalmente vai sair do papel a idéia da Liga Adriática. No próximo outono europeu, 12 equipes da Croácia e de Montenegro participarão da primeira edição. A decisão foi tomada durante o Pré-Europeu de seleções realizado no início de janeiro em Dubrovnik, Croácia, quando as federações croata e montenegrina acertaram as equipes participantes e a época da disputa. Pela Croácia participarão as oito equipes que disputam a Liga Croata: Jug, Mladost, Sibenik, Mornar, Jadran, Posk, Primorje e Medvescak; enquanto Montenegro entrará com quatro equipes: Budvanska, Primorac, Jadran Herceg Novi e um quarto time que será definido somente após o final da Liga Montenegrina. Os países daquela região possuem de dois a três times de primeira linha cada um, a idéia da Liga é, justamente, proporcionar mais jogos de alta qualidade para essas equipes, além de ajudar no desenvolvimento das equipes de nível médio. Os clubes da Sérvia, assim com a Federação Húngara, também têm interesse em participar dessa Liga, mas, nessa primeira edição, por razões não muito claras, acabaram ficando de fora.



ABISMO – O site waterpoloworld publicou outro dia uma notícia curiosa: em partida válida pela Liga Alemã, o Spandau 04, principal time alemão, atuou sem um goleiro de ofício. Para a partida contra o Neukolln, os dois goleiros do Spandau (Alexander Tchigir, titular da seleção alemã, e Roger Kong) encontravam-se machucados. O técnico Nebojsa Novoselac, ao invés de relacionar o goleiro da equipe júnior, preferiu colocar no gol o jogador de linha Erik Bukowski, que integrou recentemente a seleção alemã no Pré-Europeu. O detalhe é que o Spandau venceu sem nenhuma dificuldade: 16 a 3.
O intuito da matéria foi mostrar o enorme abismo que existe na grande maioria das Ligas de pólo aquático. O Spandau, mesmo sem um goleiro especialista, venceu fácil ao Neukolln, um dos representantes da Alemanha no Troféu LEN. Esse fato faz pensar sobre o momento atual do pólo aquático em nível mundial, aonde se observa uma discrepância imensa entre o primeiro escalão (pequeno) de equipes, seleções e jogadores, cujo funcionamento se assemelha ao de esportes totalmente profissionalizados como o futebol, o basquete e o vôlei, por exemplo, e o escalão intermediário (grande maioria), bem abaixo, tanto no que diz respeito a performance técnica como no desenvolvimento e na organização. Nos sites europeus, esse tem sido um tema constante, e sempre tratado em tom de preocupação e pessimismo.



NA INTERNET – Dois jogos da Euro Liga estão anunciados para transmissão pela internet nesse sábado: às 15:15h (horário de Brasília) Jug (Cro) vs. Honved (Hun), pela
HRT2; e às 17;00h, Partizan (Srb) vs. Posillipo (Ita), pela RTS2.


Um comentário:

Anônimo disse...

O engraçado e´que o Brasil tem uma das piores seleçao dos times de escalão intermediário e um dos melhores blog do polo no mundo.