quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Prof. Ricardo Cabral comenta o Calendário 2008

Mais uma vez, o prof. Ricardo Cabral atendeu gentil e prontamente uma solicitação de nossa parte. Dessa vez, enviamos um e-mail pedindo alguns esclarecimentos sobre a minuta do Calendário 2008. Abaixo reproduzimos a resposta do prof. Cabral.


Ao Touca 14:

Desculpe-me por estar atarefado nessa semana com fechamento do ano na CBDA (Calendário, Relatório CORREIOS, prestação de contas e Seleções para 2008), Universidade (fechamento de Notas) e vou ficar devendo um texto maior.
Para tirar algumas dúvidas, o que foi publicado é a Minuta do Calendário para estudo e aprovação das Federações em Assembléia da CBDA em março de 2008.
O Calendário foi discutido com o Conselho Técnico de Pólo Aquático da CBDA, Diretoria, Gerencia Nacional de Pólo e, é claro, com o aval final da Presidência.
Quantos as categorias, mantivemos praticamente as mesmas, com alteração de nomes e em concordância com a faixa etária internacional para os juniores. Assim ficaram:

Infantil até 12 anos (achamos que até 11 seria um elemento dificultador para formação de jogadores);
Infanto-Juvenil até 13 anos ( provavelmente 04 quartos de 05 ou 06 minutos);
Juvenil até 15 anos;
Júnior até 17;
Sub-20 (até 19 anos);
Adulto ou Senior (acima de 20 anos).

Mantivemos 02 eventos por categoria, incluindo os Campeonatos no primeiro semstre (exceção ao Absoluto) e os Troféus Correios (ex-Copas) no segundo semestre.
Optamos por um Júnior mais longo no primeiro semestre, com etapas Rio e São Paulo, dando possibilidade de mais jogos (isso visa o Pan-Americano Júnior) e por um Absoluto de 04 meses. Nos demais serão mantidos as mesmas condições de disputa.

A CBDA optou, ainda, por unir as competições masculinas e femininas (dentro do possível) por 02 motivos:
1- Em relação aos custos elevados de fazermos uma competição feminina de categoria de base isolada (como foi em Santos) com expectativa de 03 ou 04 equipes no máximo;
2-Facilita aos clubes levarem no mesmo ônibus 02 equipes para a mesma competição, diminuindo custos e aumentando a possibilidade de participação;

Vamos manter no primeiro semestre o Festival Infantil no mesmo formato habitual e no segundo semestre, no primeiro momento (2008), um Troféu Infantil já com Regulamento um pouco diferenciado. A idéia é aumentarmos para 02 tempos de 07 minutos, passarmos a usar a sexta-feira à tarde/noite, e as decisãos finais não terminarem mais empatadas. Não queremos, ainda, criar uma competição nos mesmos moldes dos Campeonatos e Troféus Correios.
Quanto as sedes, o normal é efetuarmos uma alternância. Assim, vamos corrigir para não serem realizadas 02 competições da mesma categoria na mesma sede (essa passou despercebido, mas com certeza a FARJ vai solicitar oficialmente).
Qualquer coisa estou a disposição.

Ricardo Cabral
Gerente Nacional de Pólo Aquático CBDA

15 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de fazer duas obs.
1) Na verdade, o q mudou na prática (além do nome das categorias), foi q o Infantil foi desmembrado em 2. Agora, até 12 anos o atleta é Infantil, disputando Festivais com regras adaptadas (jogo em 2 tempos, todos os jogadores tem q participar do jogo etc.). Aos 13 o atleta passa a ser Infanto e a disputar campeonatos (e ñ mais Festivais), com jogos de 4 tempos e regras FINA. O Infantil e o Infanto passam a ser categorias de apenas um ano de duração.
2) Gostaria de sugerir q o nome Sub-20 fosse trocado por sub-19, uma vez q a categoria é para atletas até 19 anos. Eu sei q o termo sub quer dizer abaixo, porém, no mundo esportivo já está padronizado q no uso da expressão "sub-idade", a "idade" está incluída. Por ex., o Mundial de Futebol sub-20 é para atletas de 20 anos ou menos. O sub-17 é para atletas de 17 ou menos. Nas Olimpíadas, o futebol é para atletas sub-23, ou seja, de 23 anos ou menos. E assim por diante. Por isso, para evitar maiores confusões, sugiro q o nome seja alterado para sub-19.
Abs.

Anônimo disse...

Também concordo com a mudança de sub 20 para sub 19.

Anônimo disse...

Não seria mais facil ser apenas cinco categorias, como era antes. Adulta, Sub19, Sub17, Sub15 e Sub13 Assim o jogador ficaria dois anos em cada categoria.

Anônimo disse...

Parece que o Paulo Rogério (Beiçola) já está fazendo a convocação para a seleção adulta...essa convocação já é a oficial? O pessoal do site já saberia informar os nomes dos atletas convocados?
Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos da comunidade!
Pedro Paulo

Jefferson Lima disse...

com respeito a campeonatos regionais, como norte-nordestes, sul-suldestes, centro-oeste, ... n vi nenhum no calendário, a n ser um sudeste adulto. este ano (2007) ficou previsto fazer um norte-nordeste(91)em 2008 na cidade de fortaleza. alguém sabe essa informaçã?

Emir disse...

Gostaria de fazer uma pergunta: Se teremos juvenil até 15 e júnior até 17 anos, logo os nascidos em 92 poderão jogar o juvenil e os nascidos em 90 poderão jogar o Jr, certo ou errado?

Anônimo disse...

Emir,

os nascidos em 92 completarão 16 anos em 2008, portanto ñ poderão jogar juvenil (sub-15). Da mesma forma, os nascidos em 90 completarão 18 anos em 2008 e tb ñ poderão jogar o Jr. (sub-17). Talvez, para facilitar, a CBDA devesse usar a seguinte nomenclatura:
adulto
classe 1989
classe 1991
classe 1993
classe 1995
classe 1996

Acho q evitaria muitas dúvidas.
Abs.

Emir disse...

Clodoaldo, se for assim como fica a vida do atleta nascido, por exemplo, em dezembro de 1990 ou 1992? Ele só completará a idade limite no final do ano de 2008 e aí? Completar a idade no ano não quer dizer que ele tenha a idade a ser observada no início do ano. Está confuso. Acredito que deva haver uma normatização mais clara.

Anônimo disse...

Só para dirimir dúvidas: O que consta no Calendário é o ano base da categoria. Nos Rgulamentos das Competições, consta que " só poderão participar da competição, os(as) atletas nascidos em 1991 ou após ( 1989 ou após; 1993 ou após...)
Isto é, nada mudou ( a não ser as categorias).Se o atleta nasceu em 01 de Janeiro de 1991, 31 de Dezembro de 1991, 01 de janeiro de 1992, 15 de julho de 1992....., ele no próximo ano será Junior(91).
Siceramente, não estou entendendo o motivo da dúvida, já que os conceitos para classificação dos atletas para a categoria é o mesmo dos últimos anos (pelo menos uns 15...)

Ricardo Cabral
Gerente Nacional de Pólo Aquático

Sergio Moraes disse...

Achei muito bom o calendário. Se 90% dele acontecer será exelente. Estou bem otimista. Quanto as idades, em todos os esportes conta o ano em q o atleta faz aniversário. ou seja se o cara faz 13 anos no dia 30 de dezembro de 2008 ele é infanto em 2008.

Feliz natal pessoal do touca e a todos atletas, pais e dirigentes do WP e claro um 2008 bem melhor, pq o polo merece.

Emir disse...

Prezado Cabral, se funciona desta maneira, em 2009 os atletas 91 não serão mais Junior e sim sub-20, certo? Acho que não. A nomenclatura está confundindo. Se Jr é até 17 anos os atletas 91 não poderão jogar o Mundial de 2009 o que não é verdade, certo?!

Anônimo disse...

Caro Emir,
Vc é q está se confundindo. Já há alguns anos q funciona assim (eu acompanho o pólo há 10 anos e sempre foi assim). No Brasil as categorias são balizadas por anos ímpares: a antiga Jr. era até 19 anos, a antiga Juvenil até 17 anos, a antiga Infanto até 15 anos e a antiga Infantil até 13 anos. Agora, mudaram os nomes, mas o balizamento continua o mesmo. Por isso minha sugestão para q a nova sub-20 (antiga Jr.) se chame Sub-19, pois ela vai continuar sendo igual a antiga Jr., isto é, para jogadores até 19 anos. Qto aos atletas 91, não há problema em participarem do Mundial Jr. de 2009 , pois ele será sub-18 (18 anos inclusive). Os atletas 91 ñ serão mais Jr. em 2009 apenas no Brasil, mas para a FINA ainda serão. Já era assim qdo o Mundial Jr. era sub-20, por exemplo, esse ano os atletas 87 ñ eram mais Jr. aqui no Brasil, mas disputaram o Mundial em Long Beach. Qto a essa questão nada mudou.
Abs.

Anônimo disse...

Clodoaldo e Emir,
Mais uma informação para " apimentar" a discussão (O Clodoaldo está certo na sua ótica, isso já se faz há muito tempo). Para o ano de 2009, com o objetivo de melhor acompanhar a idade Júnior internacional que dura por dois anos ( o novo ciclo será 2008 e 2009 para atletas 2001, resolvemos, após discutirmos com o Conselho Técnico Nacional de Pólo Aquático, fazer a seguinte forma alteração:
1- No primeiro semestre de 2009, o Brasileiro Junior será para nascidos em 1991 ou após, para dar continuidade ao trabalho iniciado em 2008;
2- No segundo semestre, isto é, logo após ao Mundial Junior (91), o Troféu Brasil Júnior será para atletas nascidos em 1992 ou após.
Trata-se de uma sugestão técnica (do CTPA) com o objetivo de trabalhar pelo mesnos por 01 ano e meio, os atletas que participarão do ciclo Pan-Americano, Sul-Americano e Mundial.
Uma outra informação: No Calendário Nacional apresentado, não estão inseridos, ainda, or Regionais que serão propostos na Assembléia da CBDA, pelas Federações, dentro dos interesses e realidades das regiões.

Abs

Ricardo Cabral
Gerente Nacional de Pólo Aquático

Anônimo disse...

Caro Cabral,
Essa é uma idéia interessante, pois uma das maiores reclamações dos atletas Jr. é q mais ou menos metade da seleção (os nascidos em ano ímpar) ñ jogam competições Jr. no ano do Mundial. Porém, temo q venha a ser fonte de mais confusões. Ñ é possível mudar o balizamento das categorias no Brasil? Ao invés de ser por ano ímpar ser por ano par? Por ex., ao invés das categorias serem sub-19, sub-17, sub-15 e sub-13, serem sub-20, sub-18, sub-16, sub-14 e sub-12? Eu sei q adaptar o calendário brasileiro ao europeu é um pouco mais complicado, pois a temporada lá vai de setembro a junho, mas essa mudança de balizamento já ñ simplificaria bastante?
Abs.

Anônimo disse...

Clodoaldo,
Em princípio, a idéia é a de se manter o ano impar como o ano base, assim como é a FINA e as demais Federações internacionais. Essa foi uma sugestão do CTPA e aprovada pela CBDA, para ficarmos 1ano e meio, trabalhando com a categoria que irá disputar internacionalmente o chamado "Ciclo Júnior".
Entretanto fica registrado sua sugestão para futuras discussões.

Abs
Ricardo Cabral