Gentilmente, a nosso pedido, o prof. Ricardo Cabral nos enviou um texto analisando o ano de 2007 para o pólo aquático brasileiro. Dentre outras coisas, ele nos conta, em primeira mão, que OS PAN-AMERICANOS JUNIORES MASCULINO E FEMININO 2008 SERÃO REALIZADOS NO RIO DE JANEIRO. Além disso, agradecemos a ele também pelos elogios feitos ao nosso blog ao longo de seu texto. Confira:
Balanço do Pólo Aquático Brasileiro em 2007
Por Ricardo Cabral, Gerente Nacional de Pólo Aquático CBDA
Final de ano, final de temporada esportiva e as grandes festas se aproximando. Assim, a pedido do Touca14, e por achar, também, que temos o dever de avaliar o que foi realizado durante o ano que acaba, resolvi fazer um pequeno balanço do pólo aquático brasileiro em 2007.
Vou começar pelo fim, para não gerar expectativas do leitor, ou até mesmo, para não prolongar a leitura para aqueles que considero os “ pessimistas de plantão”. Isto é, aqueles que estão, sempre, pré-dispostos a achar que tudo está errado, nada vai dar certo e que, se fizéssemos de outro modo iria ser muito melhor.
Pois bem. Para mim, o pólo aquático teve em 2007, um saldo muito positivo, apesar de estarmos, ainda, muito longe do que desejamos para o nosso esporte. Positivo, principalmente, porque realizamos tudo o que planejamos. Não que tenhamos realizado tudo aquilo que sonhávamos ou desejávamos.
Para uma melhor avaliação, e procurando não fugir de minha formação acadêmica, vamos por partes.
Quanto aos eventos nacionais, realizamos todos o que estavam previstos no Calendário de 2007 (resta, ainda, nessa semana o Festival Infantil).
Nesse sentido o Blog Touca14 pode até me ajudar em termos estatísticos. Por baixo, posso afirmar que realizamos aproximadamente 300 jogos de pólo aquático em todas as categorias, principalmente, com uma adesão muito grande dos clubes nas divisões de base. O que prova que, ao contrário do que os “ pessimistas”pregam, o pólo aquático no Brasil não está acabando. Se somarmos com os jogos realizados pela FAP, pela FARJ e outras Federações, teremos, aí, uns 500 a 600 jogos de pólo numa temporada. Se dividirmos isso por nove meses, isto é, de Março a Dezembro, teremos uma média, bem acima de dois jogos por dia. Comparem com outros esportes de mais visibilidade e constatem que estamos correndo junto.
No âmbito internacional, participamos de todos os eventos promovidos pela FINA, UANA e CONSANAT. Gostaria, assim como vocês, de não está escrevendo, apenas, “ participando”, e sim competindo. Mas, tenho os pés no chão para dizer que precisamos de muito mais investimentos. Fizemos estágios internacionais que culminaram com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio, no masculino, e, por um azar da vida, deixamos escapar o bronze no feminino, apesar de nossa notória evolução. Faz parte do esporte!
Participamos de dois mundiais júnior, e tivemos a certeza de que, uma ótima safra está a caminho.
Tivemos, ainda, 36 atletas, 06 técnicos, 02 médicos e 02 coordenadores, recebendo uma ajuda de custo, durante 12 meses.
Realizamos no Rio de Janeiro, o melhor Jogos Pan-Americanos na história do pólo aquático, evento esse, que contou com um público fantástico, com média de acordo com dados oficiais de 2000 pessoas por dia. Esse fato gerou grande interesse da mídia, que nos colocou como um dos esportes de maior o apelo de público.
Demos um ponta pé inicial para um Campeonato Absoluto mais longo (04 meses) em 2008.
Tivemos nossos primeiros "Reis da Piscina do Pólo Aquático Brasileiro". Temos, hoje, no Brasil, o Touca 14, considerado já internacionalmente um dos melhores blogs de pólo aquático.
Teremos para o ano de 2008 (essa informação de primeira mão) o Pan-Americano Júnior Masculino e Feminino, em Julho no Rio de Janeiro – Maracanã.
Além disso, um Curso Internacional de Pólo Aquático também em Julho, com o Prof.Santi Fernandez que ajudará na reta final na preparação de nossa equipes júnior.
Para finalizar, gostaria de parabenizar, o blog Touca 14, pelo excelente trabalho que fizeram em 2007, não só trazendo informações a respeito de eventos internacionais, mas, principalmente, pelos vídeos educativos apresentados, que muito contribuirão para o desenvolvimento do pólo.
Desejo, ainda, um Feliz Natal e um ano de 2008, muito melhor para o pólo aquático brasileiro.
Ricardo Cabral
2 comentários:
Prezado Cabral, mais uma vez obrigado pela sua participação. A realização do PAN Jr no RJ será mais uma oportunidade de divulgarmos o nosso esporte. Com certeza, pois perante os números não há discussão, tivemos um ano proveitoso. Acredito que com trabalho e união as coisas tendem a mudar. Um forte abraço.
Precisamos agora de um jeito de divulgarmos mais o esporte na mídia... um jeito seria fomentar mais o Beach Water Polo, ou o Pólo Five, menos complicados e mais interessantes de se transmitir na TV (à exemplo da RAI que sempre transmite eventos de Beach WP).
Outro jeito bom pra difundir o esporte seria através das universidades, JUBS (o Pólo não faz parte atualmente do JUBS), e projetos em escolas e clubes que ainda não tem (ou tiveram e não tem mais) o Pólo em seus quadros esportivos.
O negócio é colocar a mão na massa...
Abraços a todos
Postar um comentário