sábado, 24 de novembro de 2007

Duelo húngaro na Euro Liga

Daniel Varga x Gergely Kiss. Fotos: kataca.hu e bbc.co.uk



Teva Vasas, atual campeão húngaro, e Domino Honved, atual vice, se enfrentam hoje, na primeira rodada do grupo C da Euro Liga 2007/2008. Apesar de ser a primeira rodada, será um jogo importantíssimo para a pretensão das duas equipes na Euro Liga, pois o grupo C pode ser considerado o “grupo da morte”. Além das equipes húngaras, o grupo C conta com o Jug Dubrovnik, da Croácia, e o Ethnikos, da Grécia.
Em junho passado as duas equipes decidiram a Liga Húngara, o Vasas venceu; há poucos dias, na Supercopa da Hungria, deu Honved.
Aproveitando a ocasião, o site oficial da seleção húngara fez uma entrevista simultânea com os craques Daniel Varga, do Vasas, e Gergely Kiss, do Honved. Mais uma vez, aproveitamos a versão em inglês do prowaterpolo para traduzir para o português.

O que você espera do seu time na Euro Liga? Há jogadores machucados?
Kiss:
Tenho orgulho de dizer que fizemos um grande trabalho desde setembro, tanto na academia quanto na piscina. Todo mundo deu o melhor. Temos algumas pequenas contusões, mas isso acontece todas as semanas. A equipe que entra jogando ainda não foi definida, talvez só no sábado.
Varga:
É difícil para nós, pois não disputamos nenhuma partida da Euro Liga nessa temporada. Mas, por outro lado, já jogamos duas vezes com o Honved, mas não tivemos nenhuma experiência na Euro Liga [o Vasas, como atual campeão húngaro, entra direto na fase de grupos]. Porém, estamos muito motivados. Não temos nenhum jogador contundido, a não ser Attila Kincses, que está com uma infecção. Estamos prontos.

Vocês não andam cansados de se enfrentar (Vasas – Honved)? O fato de ser uma competição internacional traz alguma motivação nova?
Kiss:
O mundo do pólo aquático é muito pequeno para se ter diversidade. São 5 ou 6 países que estão no topo da Europa, portanto, é fácil de acontecer de times de um mesmo país caírem no mesmo grupo. É verdade que jogamos várias vezes uns contra os outros. Nos últimos anos, nos encontramos na Euro Liga, na Copa Húngara, na Supercopa e, mais cedo ou mais tarde, vamos cruzar de novo na Liga Húngara. Os técnicos não precisam nos apresentar um ao outro. Por outro lado, nossa preparação é especial, não apenas o corriqueiro, mas redobrar a atenção às características do adversário, a sua forma atual e aos seus pontos fracos. O que será diferente é a arbitragem internacional, os árbitros apitarão num estilo diferente. O que também é diferente é que se algum time falhar agora, ainda pode se recuperar, até mesmo contra uma equipe estrangeira.
Varga:
Eu acho que estamos cansados um do outro, mas cada Vasas-Honved traz uma motivação extra. E depois, este é um jogo da Euro Liga. Como somos os mandantes, temos a obrigação de vencer. Principalmente se quisermos nos classificar, e nós queremos.

Existe alguma estratégia específica para esse sistema de grupos? Alguma meta projetada?
Kiss:
Nossa situação é especial, pois jogamos as três primeiras partidas na Hungria (a primeira em Komjadi [piscina do Vasas] e as outras duas em Koer utca [piscina do Honved]). Esses jogos acontecerão no intervalo de quatro semanas e seria ótimo vencer essas três partidas, pois consolidaria nossa posição no grupo. Mas eu diria que seria bom somar o maior número de pontos, principalmente contra os dois times estrangeiros. Depois veremos como fica a situação no segundo turno, quando teremos um quadro mais claro.
Varga:
Estratégia? Eu só consigo responder de maneira óbvia. Gostaríamos de ganhar todos os jogos. É mais ou menos como no Top 4 da Liga Húngara, pontos conquistados fora de casa valem mais. Por isso que eu digo que temos obrigação de vencer essa partida. Se o Honved marcar pontos agora, eles darão um salto de qualidade, apesar de ainda ser a primeira rodada.

Você acha que é preciso superar o Vasas/Honved para conseguir se classificar?
Kiss:
Os dois times têm condições de se classificar. Vai depender muito dos jogos em Dubrovnik. Eu diria que Honved, Vasas e Jug têm 30% de chance cada um de se classificar, e o Ethnikos 10%. Quem conseguir ganhar pontos em Dubrovnik dará um grande passo para a clasificação.
Varga:
Vai ser uma batalha muito dura. Eu até imagino que na última partida (que será na piscina do Honved) cada gol será decisivo, e não apenas no final mas na escalada do placar. Esse detalhe pode decidir as colocações do grupo de 1º a 3º... vamos ver.

O que esperar do jogo de sábado?
Kiss:
Não vou dizer nada de novo: muita luta, pois o Vasas começa a Euro Liga vindo de uma derrota. E eles foram derrotados em sua própria piscina [3 a 4 para o Szeged na última rodada da Liga Húngara], com certeza vão querer se recuperar agora. Nós vamos com o pensamento que ganhamos deles em nossa casa, mas na última partida em Komjadi [piscina do Vasas], fomos derrotados, e jogando muito mal. Tanto o Vasas como o Honved perderam suas últimas partidas em Komjadi. A questão é: quem vai superar isso primeiro.
Varga:
Eu espero a vitória, claro. Nos preparamos muito para esse jogo. Precisamos ter sucesso pois estamos vindo de maus resultados e queremos mostrar para todo mundo que isso não é normal. O normal é o que fizemos com o Honved no primeiro jogo da Liga [vitória fácil do Vasas]. Ou, se isso parecer exagerado, o “normal” é vencermos em casa.

Como você avalia Kiss/Varga?
Kiss:
Eu encontro o Dani tanto como oponente, como companheiro de seleção. Eu o vejo com freqüência nos dois papéis, embora ele tenha funções diferentes na seleção e no Vasas, o que faz com que ele tenha que trabalhar isso semana após semana. Os ataques do Vasas são baseados principalmente nele. Ele tem um papel fundamental nessa parte, enquanto na seleção ele tem menos participação nos ataques. Ele é um dos jogadores mais talentosos dos últimos anos. Na verdade, a palavra talento não é suficiente, como ele já é um jogador maduro, eu não espero apenas que ele jogue bem no sábado, mas desejo que ele seja eficiente tanto no Vasas como na seleção.
Varga:
O jogo de Gergo Kiss é o mais completo. Se eu pudesse tirar 3 jogadores do Honved, tiraria os 2 goleiros e Gergely Kiss... O principal é que tudo começa com ele e, geralmente, termina com ele. Ele é o jogador que inicia e concluí as jogadas do Honved nessa temporada. Ele é um jogador chave, portanto, nossa tarefa nº 1 é reduzir sua atividade.

Mande um recado para ele!
Kiss:
Não acredito que ele precise botar uma foto minha no porta-retratos para me reconhecer e lembrar de mim. Mas, se for assim, ele pode aprender de cor no sábado.
Varga:
Ele vai receber minha mensagem no jogo!... Eu vou fazê-lo entender por meta-comunicação.




Além de Vasas e Honved, teremos mais quatro jogos hoje - e dois amanhã - pela primeira rodada da fase de grupos da Euro Liga. Hoje, também, ainda serão disputadas as sete partidas restantes das oitavas-de-final do Troféu LEN, todos jogos de ida. O Barcelona, do brasileiro Kiko Perrone, vai a Moscou enfrentar o Dínamo.

Jogos de hoje, sábado 24/11

Euro Liga 1ª rodada

Grupo A
Jadran (Mne) vs. Mladost (cro)

Grupo C
Vasas (Hun) vs. Honved (Hun)
Ethinikos (Gre) vs. Jug (Cro)

Grupo D
Partizan (Srb) vs. Barceloneta (Esp)



Obs.: A partir das 17;00hs, horário de Brasília, será possível acompanhar essa partida pela internet através do site da TV sérvia.



Troféu LEN – oitavas-de-final, jogos de ida

Terrassa (Esp) vs. Sabadell (Esp)
Eger (Hun) vs. Oradea (Rou)
Szeged (Hun) vs. Catania (Ita)
Sibenik (Cro) vs. Spandau 04 (Ger)
Mornar (Cro) vs. Shturm (Rus)
Budvanska (Mne) vs. CSK (Rus)
Dínamo (Rus) vs. Barcelona (Esp)


Nenhum comentário: