Depois de São Paulo, agora é a vez do Rio de Janeiro realizar a etapa regional do Campeonato Brasileiro Absoluto Masculino. Serão três rodadas disputadas na piscina do C. R. Guanabara, hoje (07/11), amanhã (08/11) e sábado (10/11).
Vamos tentar aqui decifrar o regulamento, pois o Regulamento Oficial (boletim 321/07) não é compatível com a Tabela Oficial (boletim 334/07).
A primeira fase, denominada de Taça Correios, conta com nove equipes, 5 do Rio e 4 de São Paulo, divididas em dois grupos:
Grupo A – Pinheiros, Jundiaiense, Flamengo, Botafogo e Tijuca.
Grupo B – Paulistano, Hebraica, Guanabara e Fluminense.
O Regulamento Oficial diz:
“CAPÍTULO III – DA DISPUTA
TAÇA CORREIOS
Art. 10 - As equipes na primeira fase jogarão divididas em 02 grupos (sistema todos contra todos)...”
(Porém, pela Tabela Oficial, o sistema de disputa é com as equipes de um grupo enfrentando as equipes do outro grupo, e não todos contra todos.)
“... onde serão classificadas, ao final, do 1º ao 5º lugares em seus respectivos grupos. Após essa fase, as equipes avançarão na disputa para a classificação final, onde as 04 (quatro) melhores colocadas, disputarão as semi-finais e finais (1º ao 4º lugares) e as demais disputarão as classificações sub-sequentes.”
(Mais uma vez, não é isso que a Tabela Oficial indica. Pela Tabela, os primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente às semi-finais, enquanto os segundos e os terceiros colocados se cruzam nas quartas-de-final.)
“TROFÉU JOÃO HAVELANGE
As 06 (seis) primeiras equipes colocadas no masculino na TAÇA CORREIOS, formarão o Grupo E, e continuam avançando para a disputa da fase final do Campeonato Brasileiro Absoluto (Troféu João Havelange).”
(Também nesse caso a Tabela desmente o Regulamento. Pelo Regulamento, as equipes colocadas em 4º e 5º lugares em seus grupos, ainda teriam chance de brigar pela vaga no João Havelange. Mas, pela Tabela, isso não é possível. Portanto, supomos que as três equipes primeiro colocadas em cada grupo é que avançam ao Troféu João Havelange, apesar de, ao término da primeira fase, existir a possibilidade do 4º colocado de um grupo, por exemplo, ter mais pontos que o 3º do outro.)
“Art.11 – Na fase de classificação os pontos administrados corresponderão a 2 (dois ) por vitória e 1 ( um ) por empate.Os critérios para desempate, no caso de duas ou mais equipes obtiverem igualdade de pontos, na fase de classificação, obedecerá a seguinte ordem:Confronto direto (quando o empate for entre duas equipes)...”
(Como na fase de classificação as equipes só enfrentam adversários do outro grupo, esse primeiro critério de desempate é, obviamente, nulo.)
“... permanecendo o empate, saldo de gols, contando, a partir daí, resultado de todos os jogos. Permanecendo o empate, tiro de penalty [sic] para definir o vencedor.
Acima de 02 equipes :Saldo de gols (somente entre as equipes envolvidas na disputa);Maior Numero de gols marcados na competição;Menor Número de gols sofridos;Tiro de Penalty [sic] (seguindo os critérios da FINA, isto é, no caso de 03 equipes, sorteio, para definir as duas primeiras equipes na cobrança, sendo que a vencedora disputará com a equipe que ficou de aguardando o resultado, a melhor colocação)”
A tabela da Fase Regional RJ, ficou assim:
Quarta-feira, 07/11
20:00hs Guanabara vs. Botafogo
21:10hs Fluminense vs. Flamengo
Quinta-feira, 08/11
20:00hs Fluminense vs. Botafogo
21:10hs Guanabara vs. Tijuca
Sábado, 10/11
16:00hs Guanabara vs. Flamengo
17:00hs Fluminense vs. Tijuca
Nenhum comentário:
Postar um comentário