Foi um campeonato de altos e baixos. Embora os jogos equilibrados tenham sido maioria, poucos tiveram um bom nível técnico. A razão para isso parece estar no fato das equipes terem treinado pouco para esse campeonato, e os motivos foram vários: férias de julho, Jogos Pan-Americanos, Mundial Júnior, vestibular etc. No Flamengo, por exemplo, o jogador Guilherme Leivas, Touca de Ouro no Carioca Juvenil, só começou a subir de produção nos dois últimos jogos, pois segundo seu técnico, Solon dos Santos, o atleta não vinha treinando devido ao vestibular. Outro exemplo é a equipe do Botafogo, campeã do Carioca Juvenil, que não apresentou nesse Brasileiro o mesmo nível de jogo do Estadual, o que pode ser explicado pelo fato do técnico Ângelo Coelho ter ficado os últimos meses à disposição da seleção júnior.
Outra característica desse campeonato foi a utilização, por parte das equipes, de diversos jogadores da categoria infanto-juvenil. O Jundiaiense, terceiro colocado na Copa Brasil, veio desfalcado de alguns juvenis e trouxe ao Rio uma equipe formada, na sua maioria, por jogadores infanto, ficando em sexto nesse Brasileiro. O próprio Pinheiros, vice-campeão, tinha metade do seu time titular formado por jogadores de idade infanto-juvenil e, inclusive, um infantil (Gustavo Guimarães) que, por sinal, foi um dos destaques do campeonato.
No geral, uma tendência observada nos outros campeonatos de categoria de base também esteve presente nesse Brasileiro Juvenil: as equipes paulistas apresentam um padrão de jogo superior, enquanto as cariocas suprem essa deficiência com jogadores técnicos e muita vontade.
Esse título do Flamengo impediu que o Pinheiros conseguisse vencer ao menos um título nacional em todas as categorias de base em 2007. O Pinheiros já havia levado o título do Festival Infantil de Inverno, da Copa Brasil Infanto-Juvenil e do Brasileiro Júnior, faltava só um título no juvenil, mas, mesmo sem ter conseguido, é uma campanha fantástica do Pinheiros esse ano.
Vale destacar, também, o bom nível da arbitragem ao longo de todo o campeonato.
Por fim, parabéns ao Flamengo!
domingo, 9 de setembro de 2007
Balanço do Brasileiro Juvenil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário