segunda-feira, 7 de maio de 2007

Argentinos tentam aprimorar sua Liga Nacional

www.vestuarios.com.ar

Durante o último Torneo Argentino disputado em março, em Rosário, os treinadores de todas as equipes se reuniram para discutir mudanças no formato da segunda edição da Liga Nacional de Waterpolo que será disputada esse ano. Apesar da primeira edição, que foi disputada ano passado, ter sido considerada um sucesso, algumas modificações foram introduzidas.
Ficou decidido que a Liga será dividida em duas. Na Liga A, reservada as equipes mais fortes, serão dez os participantes: River, Gimnasia y Esgrima Rosario, Regata de Santa Fé, Sportsmen, Gimnasia y Esgrima Buenos Aires, Argentino Jrs., Independiente, Mendoza, Fisherton e Rojo Aqua Club. Já na Liga B jogarão: Universitário de La Plata, Córdoba, Zárate, uma equipe do Uruguai e alguns times “B” das equipes que estão na Liga A. O vencedor da Liga B subirá automaticamente para a Liga A, assim como o último colocado da Liga A descerá diretamente para a Liga B. Já o penúltimo colocado da Liga A jogará contra o segundo colocado da Liga B para decidir o acesso e o descenso. O que continua ainda em discussão é no caso de uma equipe “B” vencer a Liga B, qual vai ser o procedimento adotado, isto é, se será permitido que duas equipes do mesmo clube disputem o campeonato, ou se será necessário que o elenco “B” dispute a Liga A por um outro clube.
Há dez, quinze anos atrás, a Argentina ainda disputava com o Brasil a hegemonia do pólo sul-americano, agora não é mais nem a segunda força. Nos últimos Sul-Americanos absoluto e júnior, ficou atrás da Colômbia. Depois de anos de decadência o pólo aquático argentino dá sinais de querer reagir a partir da iniciativa dos clubes, exemplo que poderia ser seguido aqui no Brasil.

Nenhum comentário: