quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Posicionamento do SESI/SP

Acredito que não devemos achar culpados para o polo aquático brasileiro, cada um tem sua culpa.
Falava-se muito que precisávamos massificar o polo pelo interior e nas capitais.
O cenário hoje é um pouco diferente, e falo por experiência própria. No caso do SESI focamos no interior nos últimos anos. Devido a baixa procura pela modalidade descontinuamos duas unidades (Araraquara e Bauru) ambas ficaram praticamente dois anos com uma média de 25 alunos de diferentes faixas etárias. Nas demais unidades focamos nas categorias 1999/2000/2001, (presidente prudente – ribeirão preto – são caetano (que esse ano entra na federação com o feminino 97) – franca – mogi das cruzes – são josé do rio preto) temos uma média de 80 alunos por unidade. Com isso enfrentamos um problema, os alunos revelados são muito jovens para virem morar em SP sozinhos. O intersesi desse ano chegou a reunir 350 alunos. Para 2012 com a piscina nova iniciamos a escolinha na vila Leopoldina que já esta com 180 alunos (lembrando que não há nenhuma taxa é 100% gratuito a associação e as aulas). O projeto do Éric com o clube escola atingiu a comunidade carente de SP e o projeto de Bauru tem dados bons resultados com participação de duas equipes nos festivais.
O problema que vejo é a falta de dialogo entre os clubes, entidades de prática esportiva e órgãos públicos.
Pela legislação esportiva não podemos nem ter campeonatos para atletas com menos de 14 anos mantendo as regras oficiais da modalidade, digo ainda que legalmente o aluno até 14 anos não pode ser chamado de atleta e sim de educando como rege a lei pelé. Temos a cultura de querer vencer os festivais infantis e tornar do infanto uma competição extremamente disputada, isso é uma verdadeira loucura. Estamos há algum tempo sem a revelação de (banheiras/ centro), pois fazem flutuação individual desde 12 anos, ou seja, o centro não joga. Para mudarmos o cenário teríamos que ser radicais e isso não depende da CBDA ou FAP ou FARJ, depende dos clubes montarem propostas. As outras modalidades também não estão tão acima do pólo aquático como pensam muitos colaboradores, nem tudo é um mar de rosas, temos 12 equipes federadas em diversas modalidades que enfrentam problemas semelhantes, só que os clubes se organizam com propostas concretas para as Federações e Confederações.
Posso dar alguns exemplos para melhorarmos criando uma Política dos Clubes de Pólo Aquático:
Exemplo:
1 – Os clubes não aceitaram transferências de atletas até a categoria sub 17. , com exceção de atletas dispensados pelo próprio clube. Assim o clube formador conseguiria manter o atleta até a seleção Junior.
2 – Os festivais passariam a ter três tempos de 5 minutos: Os técnicos devem entregar na mesa de controle a relação dos dois primeiros tempos sendo obrigado a manter essa escalação, o jogador não poderá ser substituído. Para o terceiro tempo seria livre a escalação e só seria computado o resultado do jogo no terceiro tempo, assim os técnicos deixariam os atletas jogarem nos dois primeiros sem se preocupar com o resultado.
3 – Nas categorias Infantil e Infanto ficaria proibida a flutuação, as equipes devem marcar flutuação e ainda, o homem a mais sempre tem que ser 4 x 2, nas demais categorias seria livre.
4 – Acabar com os jogos no meio da semana a noite, nosso maior adversário é a produtividade dos alunos na escola. Nossos alunos treinam até tarde e jogam as 20h00. O campeonato paulista deveria ter um turno único com jogos apenas aos finais de semana em todas as categorias assim haveria tempo para treinar melhor os atletas.
5 – As Federações devem investir em lei de incentivo para arcar com os custos de arbitragem do campeonato paulista, assim diminuiríamos os custos de arbitragem que são relativamente altos.
6 – A criação da Liga Brasileira série B realizada no nordeste com projeto incentivado, assim as equipes poderiam inscrever a categoria juvenil nesse tipo de campeonato. Não havendo custo teríamos mais equipes na série B do que na A, fazendo uma liga B mais curta.
7 – Bom senso nos placares, não dá para admitir jogos de 20 x 0, 32 x 3 etc... isso é desestimular os clubes que estão se formando. Isso acaba sim com a modalidade.
Fui por muitos anos atleta do Pinheiros e trabalhei no Paineiras muitos anos, e posso dizer que o pólo aquático não é barato. Os clubes de SP se participarem de todas as competições gastam no mínino 200 mil reais e não tem a menor visibilidade.

Como muitos sabem o André Avallone estará assumindo a equipe do SESI masculina, o Gu ficará com a base e feminina e o Betão capacitará todos os técnicos do interior e organizará os jogos internos.
O André vem com total aval para implementar uma filosofia diferente no SESI, uma forma própria de jogar conforme descrevi acima.

1-Não aceitaremos transferência de atletas com menos de 17 anos para o SESI.

2- marcaremos pressão no infantil e infanto independente de perder ou ganhar.

3- nas categorias em que existe uma superioridade clara o placar será administrado em conjunto com a outra equipe.

4- não aceitaremos jogar no SESI durante a semana (principalmente para as categorias de base).

5 - Realizaremos o Intersesi esse ano na Vila Leopoldina para duas categorias e convidaremos as equipes que estão iniciando (Bauru – Clube Escola – Rocinha).

6 - Continuaremos tentando profissionalizar o esporte na categoria adulta e júnior mantendo um plantel de 14 atletas profissionais com condições de 2016.

Aproveito para deixar aberta a todas as equipes e atletas o uso das nossas instalações e receber fico a disposição para receber qualquer pessoa para mostrar o que esta sendo feito com as devidas justificativas.

Aproveito para deixar em aberto qualquer parceria com clube ou outras entidades para fazer o polo crescer no interior do estado.

Atenciosamente,
Aleminha.

13 comentários:

canetti disse...

Aleminha,conheco muitas pesssoas no meio aquatico, e Seu pai e Voce sempre TIVERAM uma clareza de carater com poucos!! Parabens pelo seu trabalho, e continue na sua estrada de sucesso. feliz 2012 e UM NATAL COM MUITA Paz!
ABS.
CANETTI

Anônimo disse...

Será que com a ganância de vencer, vencer e vencer até no Infantil, onde garotos de 9, 10 até 12 anos de idade jogam, os clubes aceitariam só marcar pressão? Pois todos nós sabemos que se uma equipe tem 1 ou 2 jogadores acima da média ele possivelmente desequilibra o jogo. Acho que isso não rola.

Anônimo disse...

engraçado o Time do SESI foi o que mais tirou atleta com menos de 17 anos dos outros clubes ,e agora vem falar em nao tirar atleta de clubes ,isto e piada ,marcar so pressao ,placar com menos de 20 x 0 na Liga o SESI enviou um monte em Santa Catarina isto e outra piada ,e jogar somente final de semana os Pais tem direito a final de semana com a familia ,falar e facil ,tem clubes que nao tem nem tecnico para todas as categorias ,isto e Brasil nao Espanha
Pai de atleta que foi convidado pelo SESI com menos de 15 anos e nao saiu ,mais um monte saiu do Paineiras pergunta para o tecnico do Paineiras se ele gostou de perder atleta e o Jundiai que tambem perdeu atleta foi bom para eles , vejam os campeonato de volei e basquete categoria de base tem jogo de turno e returno ,voce quer acabar com turno e returno e ter menos jogos ,vamos parar entao .
isto e piada

Anônimo disse...

Faltou falar em acabar com a corrupção familiar na CBDA.

anônimo disse...

muito boa as ideas, mas concordando com um anônimo acima o SESI fez uma grande hpocresia ao dizer que não se deve transferir atletas menores de 17 anos, é clube que mais faz isso e está fazendo para o próximo ano

Anônimo disse...

o SESI novamente vai tirar atletas de 17 anos de clubes ,com o Paineiras vai ser novamente prejudicado para 2012, o atleta que o Duda descobriu e criou vai embora ,e agora vamos continuar a defender o SESI deixar fazer o que quer e a hora que quer ,vamos dar um basta nisto

Anônimo disse...

como é que é? o Duda descobriu e criou?tão de sacanagem. quem fazia atleta era o Aleminha aí mandaram ele embora pra sacanear, depois o Frank fêz e o Duda pegava pra treinar com ele. vamos com calma.Acho que o Aleminha tá dando o troco. vai acabar com o Paineiras em pouco tempo tá parecendo bomba de efeito retardardo

Anônimo disse...

O idiota,
o aleminha criou porque estava na escolinha, o frank criou porque estava no infanto. o Duda treina o time de cima. O que ele deve fazer. trab em todas as categorias e mandar os outros tecnicos para casa..

Anônimo disse...

ah bom então o Duda não descobriu e fêz ninguém agora está explicado...ou seja nunca fêz nem vai fazer.ah, sim faz pizza durante os jogos

Anônimo disse...

Se têm um cara que faz atleta no Paineiras , esse cara é o Emerson!

Anônimo disse...

o Emerson e um bom cara parab fazer atletas ,mais o Duda que descobriu o Mauticio e o SESI esta levando embora e se o Emerson descobrir novos o SESI leva embora .isto nao pode acontecer mais ,,vai trabalharr .a CBDA e Federaçao tem que parar de puxar o saco do SESI so por que tem piscina

Anônimo disse...

Para os cariocas que nao entenderam o texto, o Avallone vai implantar essas coisas a partir de 2012. Por isso as contataçoes ate 17 anos vai parar.

Anônimo disse...

Aleminha,
adorei a iniciativa, tomara que o exemplo seja seguido por outros clubes também. Você sempre teve muitas ideias ótimas para ajudar no desenvolvimento do pólo no Brasil. Que bom que agora está num cargo e num time com "poder" suficiente para fazer grandes mudanças! Parabéns pelo seu trabalho e por todas as conquistas recentes.
Fico muito feliz de ter tido a chance de ser sua aluninha.
Da sua já aposentada mas muito querida (hihi) atleta, Nathalie Toquetti