sábado, 24 de dezembro de 2011

Comentário de um ex-jogador de polo aquático

Algumas das verdades no Polo aquático brasileiro:
Você fala para o atleta que ele tem que treinar em dois períodos por dia. Ele de responde que não pode por ter que estudar ou tem trabalho. Mas o atleta logo pergunta qual é o dia que a grana vai cair na conta.
Os técnicos quando marcam treinos em dois períodos, são sempre de acordo com os seus horários de trabalho fora do Polo aquático, ou seja, o Polo aquático não é a atividade profissional principal dos técnicos do Polo.
Os dirigentes simplesmente não existem, quando muito são pais de atletas, que na verdade são torcedores fanáticos dos seus filhos ou ex atletas que são amigos do treinador principal. Não sabem nada de Polo aquático, portando não conseguem avaliar se o trabalho do técnico do seu clube é bem feito ou não.
A arbitragem no Brasil tem hora que é horrível. Tem arbitro que esta apitando há 30 anos, é sempre os mesmos árbitros. Se bem que eu tenho vistos alguns árbitros novos. Também seja dito que muitas vezes tem times que reclamam dos árbitros, para culpar alguém pelos seus fracassos, mas que na verdade foi pura incompetência do time ou do técnico
CBDA faz muita coisa errada. Poderia gastar a grana que recebe dos patrocínios de uma maneira melhor. Mas muitas das coisas que dizem que é obrigação da CBDA, na verdade são de obrigação das federações ou dos clubes.
Federações são todas falidas, nem vale apena gastar tempo comentando.
Duda
Ex Atleta do Botafogo, Fluminense e Gama Filho

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei deste diagnostico do Polo Aquático, meus parabéns!

Anônimo disse...

...parabéns em poucas palavras você colocou "os pingos nos is" Apenas uma colocaçào em relação a arbritagem:
1. Como podemos ter arbitros com melhores condições de apitar se temos um polo aquático de pouca técnica tanto de atletas e técnicos;
2. Não temos renovações de arbitros como citado, vejam só quanto tempo a FAP não tem curso de arbitragem? Sempre os mesmos que apitam!! Chegam a comentar que os arbitros não querem a realização de cursos pois teriam que dividir a taxa de arbitragem, dividir migalhas....infelizmente tem arbitros que dependem destas taxas para sobreviver!!!
Parabéns pelas verdades ditas e espero um 2012 melhor para o polo aquático brasileiro!!

Anônimo disse...

Será que não seria muito mais produtivo para o Polo Aquático se todos que tivessem vontade de expressar suas opiniões fizessem se identificando ?????? Parabéns Duda pelo conteúdo e pela sua identificação. Vamos lá pessoal comentar o post do Duda !!!! Ninguém é dono da verdade !!!! Mas não esqueça de se identificar !!!!
Julio Eduardo dos Santos

José Werner disse...

O Duda mostra,em seu comentário,a mesma inteligência que possuía quando jogava.Converso com vários ex-atletas sobre a questão deles virarem árbitros e a resposta é sempre a mesma:é muito difícil, não tenho paciência prá ficar quieto se me xingarem,prefiro ser treinador e outras respostas que seguem essa mesma linha de pensamento.Todos os atuais árbitros foram atletas,portanto conhecem as dificuldades do esporte e suas particularidades.O pólo aquático o único esporte coletivo que não pode ser jogado,nem como brincadeira,sem a presença de um "árbitro".Estamos em fase de renovação,árbitros novos estão sendo preparados para atuarem em nossos campeonatos em substituição àqueles já pararam(Patelli,por idade,e Cabral,para assumir a Presidência do Comitê Técnico de Pólo Aquático da UANA em 2012)e Werner(que para em 2012também por idade).Se os mais novos terão ou não sucesso só o tempo dirá,mas estão ali,se comprometendo,fazendo o que gostam,e seria ótimos que ex-atletas,recém-parados ou não,pudessem se juntar à eles e aumentar o nosso quadro atual de árbitros.Fica aqui a sugestão.Abraços,
José Werner(árbitro CBDA/FINA).

Anônimo disse...

BOA DUDA.
ISSO JÁ VEM DE ANOS. NUNCA SE TEVE APOIO PARA NADA. A CONFEDERAÇÃO É INERTE. SEMPRE OUVIMOS QUE IAM INVESTIR, ETC., ETC., ETC. SÓ CONVERSA FIADA. CERTAMENTE, SE O POLO TIVESSE O APOIO MERECIDO, TERÍAMOS BELAS SELEÇÕES.
FORTE ABRAÇO
JEAN FRANKLIN DE LIMA - WPOLO FLU 1980 RADICADO EM SAMPA (11)9916-7055 /franklindelima.adv@zeronet.com.br