segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Brasileiro é considerado melhor técnico de polo aquático da Califórnia

Marcelo Adas mudou o cenário do polo aquático na Califórnia.

O esporte não é dos mais populares no Brasil, mas nos Estados Unidos os jogos universitários de Polo Aquático fazem parte da vida de muitas pessoas. Na Califórnia, um brasileiro é tido como um dos melhores técnicos do esporte. Muitos acreditam que sem ele, o esporte não seria o mesmo.

Há 20 anos Marcelo Adas atua como técnico da equipe Knights da Soquel High School.

“O tempo passa rápido”, diz Marcelo que sabia apenas seis palavras em inglês quando chegou nos Estados Unidos há 23 anos com U$500 no bolso. “Meu plano era ir para a Europa e aprender sobre o Polo aquático europeu e aprender inglês também. As coisas mudaram”.

Quando chegou na Califórnia, o brasileiro não conhecia ninguém e teve que dormir no carro algumas noites. Os trabalhos se resumiam a empregos mal pagos, como carregar lixo em hotéis e entregar pizza.

Inicialmente ele planejava ficar apenas um ano. Mas o tempo se estendeu para três anos quando foi contratado pela Soquel High.

“Eu achei que a América era um bom lugar para ganhar dinheiro uma vez que você consegue um emprego”, disse o brasileiro que treinou o time Hebraica em São Paulo para os jogos Pan-americanos de 1987.

Para os inúmeros atletas que estudaram o jogo sob a tutela de Marcelo desde 1992 nos Estados Unidos, a mudança foi para melhor.

Por 19 anos consecutivos, os Knights tem chegado à final dos torneios. O técnico levou a Soquel High a 16 títulos consecutivos em Santa Cruz. Como reconhecimento ao seu trabalho, o brasileiro foi nomeado técnico do ano de 1995 a 1999 e novamente de 2001 a 2009.

Enquanto isso os Knights ganharam 78 jogos consecutivos na liga desde sua primeira vitória em 1995.

A influência do brasileiro vai além da escola e das vitórias. Para muitos, a Soquel High sem Marcelo, e mesmo a Califórnia sem ele, é impensável para muitos atletas que permanecem gratos até os dias de hoje.

“Muitas pessoas que eu conheço não continuariam a jogar Polo aquático quando saem da escola, mas eles jogavam por Marcelo”, disse Russel Simpkins, que graduou da Soquel High em 2004 e mais tarde jogou profissionalmente na Austrália, Itália e mais recentemente para o time nacional da Irlanda.

Postagem retirada da versao da Internet (on line) do Jornal Comunidade News (www.comunidadenews.com) que circula na comunidade brasileira nos Estados Unidos com sedes em Connecticut, New Jersey e New York

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que o blog não o procura para uma entrevista.e que para tambem conheçamos melhor o seu trabalho?