terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Artigo recebido de um colaborador militante no polo aquático há anos

O Polo aquático está morrendo no Brasil!!!!!!!!

Está frase pode ser considerada como uma loucura por muitos, mas tenho a certeza que uma parte dos que convivem com o Polo Aquático concordam com ela, porém tenho certeza que farão de tudo para que isso não aconteça.

Vou tentar descrever o que sinto depois de ter acompanhado o Polo Aquático, como pai de atleta, admirador de esportes, que procurou nestes últimos 18 anos acompanhar seu filho onde ele fosse jogar, sendo em Santos, onde resido, São Paulo, Rio de Janeiro, em torneios Sul Americanos e Pan Americanos aqui no Brasil e no exterior.

Neste período conheci e fiz muitas amizades com atletas, técnicos, diretores de clubes e dirigentes da CBDA. Portanto, posso não ser um entendido em Polo Aquático, mas depois desse tempo todo acredito que possa ter a sensibilidade de saber como está o Polo Aquático no Brasil.

Vamos começar a falar dos clubes, entidades que com raríssimas exceções estão falidas no Brasil. Nos últimos anos quais foram os clubes no Brasil que resolveram investir no Polo Aquático, mesmo não sendo na forma competitiva? Não vale o SESI, que primeiro não é clube e segundo está a serviço das pretensões políticas de seu presidente. Será que quando ele sair o Polo e os outros esportes competitivos continuam. A competição não é o fundamental para essas entidades. Basta ver as outras em todo o Brasil. Já tivemos exemplos semelhantes no passado... Vocês lembram o Vasco da Gama??? Para quem serviu? Onde foi parar???? Como ficaram os atletas????

E como estão os clubes que atualmente praticam o Polo Aquático? Excluindo o Sesi que já comentei e o Fluminense que tem patrocinador exclusivo para o Polo Aquático, que patrocina não pelo retorno do investimento e sim por serem amantes do pólo aquático, amigos do clube e pelos incentivos fiscais, quem investe como deveria investir no pólo aquático???

Ninguém!!!!! Só vou dar o exemplo de um dos principais clubes do Brasil, o Esporte Clube Pinheiros, que se orgulha de ser um “país” nos sul americanos, pan americanos, mundiais e olimpíadas tamanha é a quantidade de atletas que ele fornece para as delegações brasileiras. Não investe praticamente nada. Não acompanha os demais clubes com relação à ajuda de custo para os atletas, não fornece material para treino e jogos ( vide a apresentação de seus atletas na final da última liga ), não fornece acomodações e transporte dignos para seus atletas, tri campeões do principal torneio brasileiro e não investe atualmente quase nadas nas categorias de formação, vide resultados. Os demais clubes sobrevivem praticamente com pequenos recursos, a pequena ajuda da CBDA nos torneios e o trabalho de uns poucos abnegados que amam o pólo aquático.

O que podemos falar da CBDA e das Federações. Praticamente nada, pois estas entidades representam o pensamento dos clubes e se os clubes não se interessam e/ou investem no pólo ela faz o mesmo. Elas fazem o mínimo necessário para o esporte não morrer e não perderem parte dos patrocínios. Um exemplo de como o Polo é reconhecido pelas entidades é só ver como foi a Liga este ano. A pior das quatro realizadas. Regulamento cheio de contradições como, por exemplo, nos critérios de desempate, na disputa do terceiro lugar, um site totalmente desatualizado até o final do torneio, falta de juízes de linha em diversos jogos, troca de dias e locais de competição e o que é o maior absurdo: utilização de piscina que não tinha as dimensões mínimas exigidas no regulamento aprovado para as semifinais como é o caso da piscina do Fluminense. Será que alguém sabia??? Não basta só a boa vontade de alguns. Se não existir uma política bem definida pela alta direção, o trabalho de poucos não serve para nada.

Isto tudo também é válido para a Assessoria de Imprensa da CBDA que trata o Polo Aquático como um apêndice do organismo fazendo raras coberturas, na maioria das vezes somente no Rio de Janeiro, quanto não coincidi com qualquer evento da natação. Além disso, é na maioria das vezes bairrista e parcial. Tudo isso fica comprovado ( não vale o site da CBDA) com o acompanhamento das notícias do pólo aquático nas diversas mídias, ou seja praticamente nada. E não adianta colocar a culpa na imprensa que não se interessa pelo Polo. Precisa-se correr atrás, mudar a situação como outros esportes, até pouco tempo atrás totalmente desconhecidos, estão fazendo. É claro se houver interesse !!!!

Outro fator que acho que está contribuindo para a estagnação do pólo é a liberalidade dos atletas estrangeiros nas competições da CBDA. Quem pode afirmar que o Fluminense, depois de ganhar a Liga é a melhor equipe do Brasil. Será que se a Liga fosse disputada somente com atletas que disputam os torneios regionais o resultado da Liga deste ano seria o mesmo? Duvido!!!!!!

Hoje a participação dos atletas estrangeiros se tornou uma maneira obcecada para ser campeão e não com objetivo de transferência de conhecimento. Como se pode considerar o Tony Azevedo como brasileiro e o Ives como estrangeiro????? O Tony veio somente para passar férias bem remuneradas e fazer o Fluminense ser campeão diferentemente do Ives que disputa anualmente todos os torneios sejam eles estaduais ou nacionais pelo mesmo clube. Quem é mais brasileiro????. O Ives ou o Tony para o polo brasileiro ??????

Mérito do Fluminense que consegue impor na CBDA suas vontades e os demais clubes não reclamam. E não adianta reclamar dele no final, pois o regulamento tem a aprovação prévia de todos as equipes.

Será que tem ???? ou será que ninguém lê antes de aprovar????

Por que a CBDA, já que acha importante a vinda de estrangeiros em suas competições, não chama pra si a responsabilidade de trazer os atletas e distribui entre os principais clubes de maneira harmônica que fortaleça todos por igual ?????? Não teríamos um torneio melhor ???? Mais disputado ???? Alguém tinha dúvida de quais clubes iriam para as semifinais, ou mesmo para final???? Claro que não, por isso os jogos da primeira, segunda e terceira fase pouco importaram, com público praticamente nenhum em quase todos os jogos. Será que isso não está desmotivando os poucos clubes que ainda disputam a Liga e trabalham na formação de atletas e que não possuem recursos para trazer atletas estrangeiros ????

E com relação aos atletas não estou vendo o aparecimento de uma renovação que seja melhor do que os atletas que defenderam os principais clubes brasileiros nos últimos anos. É só comparar os resultados internacionais. E naquela época não tínhamos a vinda de estrangeiros para disputar os torneios brasileiros, treinamentos no exterior e etc. A maioria estudava ou trabalhava o dia todo. Treinavam praticamente nos dia de semana à noite.

Se não tivéssemos perdido os Perrones para o Polo Aquático Europeu tenho dúvidas se os Estados Unidos seriam campeões dos Pan-americanos tanto de 2007 como o de 2011. Nos mundiais teríamos com certeza melhores colocações. Alguém tem dúvida disso ????.

Sobre a valorização dos atletas já dei minha opinião quando comentei o documento que o Goran emitiu quando analisou o polo brasileiro. Resumindo o que penso não queiram implantar no Brasil as mesmas políticas que são aplicadas nos principais países praticantes do polo aquático. O Polo não é e nunca será profissional no Brasil porque os clubes não tem interesse, não querem e não tem recursos para tal. Portanto, nenhum atleta viverá exclusivamente do polo no futuro. Acredito que o tratamento que deve ser dado aos atletas brasileiros tem que levar em contato a vida profissional de cada um. Pelos menos fiz isso com meu filho e tenho certeza que muitos também fizeram com seus filhos para que hoje pudessem ter uma vida profissional.

Quem será responsável pelo futuro desta geração que foi obrigada a perder um ano de estudo e com certeza também perderá o ano que vem para se dedicarem exclusivamente ao polo só por causa do sonho de alguns de participarem de uma olimpíada com uma boa colocação. E depois como fica o “Day after”. Será que terá valido a pena sacrificar a vida futura destes atletas para ao invés de ficarem em 12º lugar terem ficado em 10º nos Jogos Olímpicos do Rio. E depois haverá garantia de empregos pra eles ???? De que viveram ????

Não esqueçam que o Kiko, e mesmo o Felipe atualmente, mesmo jogando na Europa, não esqueceu, em momento algum, de estudar e quando voltou ao Brasil com a boa formação profissional adquirida lá fora está muito bem posicionado profissionalmente e jogando muito .

Será que poderemos falar o mesmo desta geração no futuro ??????

Isto é que me preocupa. Será que quem dirige os destinos desta “molecada” está pensando nisso ??????

Acredito que a importância deste assunto daria para escrever mais um bocado, mas acho que já estou me tornando chato com o tamanho desta postagem.

Gostaria de receber comentários sobre o assunto e que me convençam que estou errado e agradecer antecipadamente a atenção.

Julio Eduardo dos Santos

20 comentários:

Anônimo disse...

so nao to entendo o pq do chororo, vc tava indo mt bem Julio, ate a parte que comecou a chorar por causa dos estrangeiros! O Pinheiros sempre contratou e continua contratando, nem seu filho é formado no Pinheiros... nem o charuto, nem o ives , nem o montenegrino do paraguai, nem o danilo, nem o daniel mameri. Entao, nao venha com esse papinho de derrotado chorao. Com o resto eu concordo!

Anônimo disse...

...parabéns Julio, concordo na maioria das palavras que você escreveu, bom sou um ex atleta 76 na minha época tinha o sonho de jogar na Itália, que era a sensação do momento e com o tempo foi se perdendo na realidade, campeonato paulista com vários times, Pinheiros, Paulistano, Paineiras, Santos, Jundiai, Bauru e Hebraica...campeonato forte e disputado e os campeonatos Brasileiros, começava na quinta feira e ia até no domingo com times de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia, chegando a mais de 10 times era lindo jogos disputados e hoje o que temos? Quais os clubes que participam dos campeonatos? Paulista adulto são Pinheiros/Paineiras/SESI/ Paulistano.... não vamos citar campeonatos femininos, que ai sim iremos chorar!!!! Você citou o SESI, onde os dirigentes são extremamentes políticos,"puxa-saco" que acabou com as categorias de Base do polo no interior, apenas contrata e o pior não ganha nada, um time sem futuro com atletas individualista e que alguns só querem aparecer na mídia para promoção própria!!! Onde esta a categoria de base dos times, onde está ajuda da CBDA e das federações estaduais para promover competições fora das capitais, São Paulo e Rio de Janeiro, realmente concordo que o polo aquático está acabando!!! Fico feliz com projetos sociais onde com certeza vai sair um ou dois times de polo aquático, mas e os grandes clubes?? e o SESI??
Assisti pela TV a final da Liga, e o Fluminense foi bem superior ao Pinheiros e mereceu a vitoria e em relação aos atletas estrangeiros sou a favor deles nos campeonatos estaduais e nacionais, mas os clubes deveriam colocar estes atletas estrangeiros para ministrar uma clinica para categorias de base para todos os clubes, não serem egoista ao ponto de "esconder o atleta" e ficaria muito contente da participação destes atletas por meses ou anos no Brasil, mas ao mesmo tempo acho muito dificil, pois eles vem ao Brasil para passar férias remuneradas. Parabéns a todos os clubes que consiguiram particapar da Liga Nacional, e fica a pergunta, ano que vem vamos ter quantos times na Liga? Qual vai ser a qualidade dos jogos? Vamos ter igualdade entre clubes? Boa sorte a todos nos!!!

Anônimo disse...

Por favor identifique-se para que eu possa saber quem está emitindo a opinião. Faça como eu e muitos outros : ponha a cara pra bater. Eu posso até estar errado nas minhas colocações, mas é o que eu penso. Na minha vida toda nunca dei valor a coisas anônimas. O anonimato é falta de caráter !!!!!!
Julio Eduardo dos Santos

Anônimo disse...

Piscina do Flu não tem as dimensões mínimas exigidas? Não entendi.

Anônimo disse...

Ao primeiro comentario;
E ricula o tamanho de sua ignorancia.
Ninguem esta falando de pinheiros ou de fluminense.
O que ele falou esta corretissimo!
Assino em baixo tudo que ele falou. E falo mais, A vinda de estrangeiros só atrapalha o polo aquatico brasileiro.

Anônimo disse...

caro Julio,
Pelo que eu li vc acompanha Poloaquatico a pelo menos 20 anos.
Entao lhe digo, muito pouco para achar que este esporte esta acabando.. ele vive nesta UTI a muitos anos, e sobrevivendo gracas as familias AQUAPOLISTAS!!. Nunca sera,mas sempre estara!
um Feliz Natal e ate 2012.

Anônimo disse...

Vai ficar muito pior se esticarem ainda mais a Liga, vai ser um tédio total.As equipes, nisto se incluem também as que contratam estrelas,não tem a mínima condição de fazerem com que seus jogadores se mantenham ativos. Quem não observou a cintura dos jogadores que estavam em treinamento com a seleção?Inclusive os novos como B. do CRF(ex) e o Y. do FLU.Ou seja,estão querendo usar os jogos ,que no caso sairía 0800, para treinarem , ao invés do que seria o principal objetivo estarem aptos para a competição.Vão ser alguns meses de embromação e dois dias de competição,já sabendo, que quem traz mais leva.Depois, sómente uma destemperada entre as seis testemunhas oculares presentes na arquibancada para gritar "A liga é nossa",como se alguem tivesse duvida desde seu início com a devida divulgação das contratações que só serviram para inflar o ego e evitar uma depressão crônica.
Para piorar mais o quadro, ainda teremos o assalto habitual aos clubes que fazem os seus atletas,por aqueles ou aquele que seguem ao pé da letra a famosa fábula da cigarra e da formiguinha. Para quem não conhece é aquela que a formiguinha passa o verão trabalhando(contratando) para não morrer no inverno.
Bom Natal e um menos triste começo de 2012 para o polo aquático!

Anônimo disse...

esse anonimo tricolor é muito recalcado. Viva o FLUMINENSE. O maior time da galáxia. Time comprado, basta um se destacar que logo vem o pessoal das laranjeiras ofertando mundos e fundos! Acorda recalcado, quando acabar o dinheiro do banco, acabou no polo do Flu. O texto acima é o que há de verdade no pólo. Os clubes estão falidos. O pólo está acabando.
O que resta de esperança são os projetos do grande Solon com a garotada da Rocinha e do Eriquinho em sampa. Vcs dois merecem aplausos de pé! A esperança está em desenvolver mais o esporte em outras comunidades carentes.

Anônimo disse...

O polo está fadado a não remunerar bem os jogadores no Brasil. Dessa forma uma opção seria dar a oportunidade do esporte a menos favorecidos, sem grandes chances na vida, a crescerem e começarem à no esporte, encontrar um futuro melhor para suas vidas. Por isso esse projeto da Rocinha e em comunidades carentes é tão bom!
Ou vcs acham q esse banco será eterno{??? acorda tricolor frustrado!

Anônimo disse...

que feio Sr. Julio. Papo de perdedor e altamente contraditório no que escreveu. Você mesmo deu a dica para acabar com o polo. continuar paparicando os atletas e achar que eles fazem o máximo. procure saber como se comportam outros atletas de outros esportes. O polo aquático mudou nesses últimos 03 anos que o Pinheiros venceu? Muito pouco. Agora que o Flu venceu vem esse muro de lamentações. Parece o Santos do futebol. Pega um lenço chorão

Anônimo disse...

A piscina do flu tinha 27 metros, pois se colocasse com 30, ficaria muito rasa, que absurdo......porque não foi no maraca???????

Anônimo disse...

QUANTA IMBECILIDADE : "Quando o Banco sair acaba o polo no Fluminense".

O FLUMINENSE É A HISTÒRIA DO PÓLO AQUÁTICO NO BRASIL.

SÓ EXISTE PÓLO AQUÁTICO NO BRASIL GRAÇAS AO FLUMINENSE. SE O FLUMINENSE ACABAR COM O PÓLO , O PÓLO ACABA NO BRASIL. O RESTO É O RESTO.

Rodrigo Torres disse...

Sr. Julio Santos, deixa-me apresentar, meu nome e Rodrigo Torres e sou ex-atleta de Polo Aquático. Na minha epoca eu lembro que joguem varios Campeonatos - Troféu Brasil na cidade de Santos, e que haviam varios patrocinadores, inclusive teve um que a cada gol era um Big Mac, víamos que tinham grandes empresas investidos e que apesar de a piscina ser de 25m, eu imaginei que o esporte cresceria naquela cidade, pois foram 6 anos sendo o Centro das atenções do polo aquático, inclusive o Sr. mesmo participou de um projeto muito bom com crianças carentes em Santos na qual o Tecnico Barbaro Dias era coordenador tecnico, durante 2007 a 2009 ( epoca que seu filho ficou na seleção), e nem por isso houve uma melhora nos times de Santos, porque nao se formou um time adulto no Internacional de Regatas?
Sobre os estrangeiros, ai sr. Eduardo era melhor nem ter tocado nesse assunto, pois si em 2008 durante a melhor liga que ja teve, que foi patrocinada inclusive pelo mesmo patrocinador do Fluminense, se na semi final nao chegassem correndo do aeroporto o J. Mann e o M. Sharf e o Emilio que veio da UCLA nem na final voces estariam, entao porque agora trazer estrangeiro eh pessimo? Que o polo aquático ta acabando.....ai ja parece choro de perdedor, so faltou vc falar que iria sugerir a FIFA que nao pudesse haver mais de 3 jogadores estrangeiros pra ver se o Santos ganhasse do Barcelona.
Se cada um fizer a sua parte e nao ficar colocando inveja no trabalho dos outros clubes quem sabe o polo aquático nao estaria um pouco melhor.
Obrigado pelo espaço.

Anônimo disse...

pq o jogo nao foi no botafogo?nao tem piscina. pq nao foi no flamengo? sem comentarios. pq nao foi no pinheiros?ta mais rasa q o flamengo. pq nao foi no paulistano? socio nao deixa. pq nao foi no tijuca?nao tem polo. pq nao foi no paineiras? em 3 raias fica dificil ter jogo. pq nao foi na escola naval? veja bem bacana, faz parte do pacote......O unico lugar disponivel para o polo aquatico é o sesi!

Anônimo disse...

Julio, grande amante do polo aquatico brasileiro. Ta em todas! Parabens.! Mas ai, o que doeu mais? A vitoria do Flu ou ir pra Guadalajara a toa? Marcelo agarrou mt ne? Premio Brasil Olimpico disparado !

Anônimo disse...

Ao anonimo que postou dia 21 as 6.33min. Porque querer menosprezar Um ou outro.. Todos sao excelentes atletas. Uns treinam jogam e seguem na sua vida profissional. outros treinam jogam e nao fazem mais nada. so ficam achando culpados pelo fracasso do poloaquatico. so reclama joga juiz na agua mete pau na conf. ja brigou com o seu atual tecnico, mas ai colocaram um dim diim na mao e el ficou pianinho.

Anônimo disse...

Julio, vc tá muito chorão...buáaaaa
Para vc se divertir. Analise quem ganharia qual se nao tivesse estrangeiro, arbitragem, transferencia, machucado, etc...Acho que mudaria tudo, o ECP teria uns 32 títulos nos últimos 15 anos e todos os demais uns 2... e olhe lá...

1997 TrB - Flu - sem estrang
1997 JH - Flu - sem estrang
1998 TrB - Flu - sem estrang
1998 JH - Flu - sem estrang
1999 TrB - Flu - sem estrang
1999 JH - Flu - sem estrang
2000 TrB - Vasco - sem estrang
2000 JH - Flu - sem estrang
2001 TrB - Flu - sem estrang
2001 JH - Flu - sem estrang
2002 TrB - Flu - sem estrang
2002 JH - GB - sem estrang
2003 Trb - ECP - sem estrang
2003 JH - Flu - sem estrang
2004 TrB - Flu - sem estrang
2004 JH - ECP - sem estrang
2005 TB - Flu - sem estrang
2005 TrB - ECP - sem estrang
2005 JH - Bota - 2 estrang
2006 TSudeste - Bota - 1 estrang
2006 TB - Flu - 3 estrang
2006 JH - Flu - 2 estrang
2007 TB - Flu - sem estrang
2007 TrB - Flu - 1 estrang
2007 JH - ECP - sem estrang
2008 TB - Flu - sem estrang
2008 Liga - ECP - 2 estrang
2009 TB - Flu - 2 estrang
2009 Liga - ECP - 2 estrang
2010 TB - Flu - 2 estrang
2010 Liga - ECP - sem estrang
2011 TB - Flu - 2 estrang
2011 Liga - Flu - 3 estrang

Total:
Flu sem estrang = 15
Flu com estrang = 7

ECP sem estrang = 5
ECP com estrang = 2

Bota com estrang = 2

GB sem estrang = 1

Vasco sem estrang = 1

Anônimo disse...

vc so esqueceu de colocar flu= com jogadores de outros clubes..

Anônimo disse...

todos os titulos sao irreais comprados roubados injustos ganhos por incompetentes preguicosos que nao treinam que só compram que nao nadam que tem patrocinio bla bla bla..,papo chato demais!!!

Anônimo disse...

Paulistada, ja vou avisando para ano q vem vcs nao chorarem tanto. a grana do flu vai aumentar , geral ganhou aumento! Ano que vem tem Vujasinovic de novo no TB, e bem provavel que o Felipe venha para jogar com o irmao, na sua ultima temporada. Prepara o lencinho, tanto pq o Santos sempre agarrou mt bem, dizem que ele vai parar de jogar. Isso quer dizer que vcs vao contratar algum goleiro gringo ou entao vou de bin laden, na segunda opcao vai ficar mt dificil mesmo, vou ate falar pro vujasinovic ficar em casa, jogar contra o bin é um desaforo.