sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Um elogio as duas seleções

Recebemos este comentário e publicamos como postagem devido mesmo sendo anonimo, achamos que o comentarista falou corretamente sobre a campanha do Pan e o futuro das seleções de polo aquático:

"O técnico Antonio Canetti, com toda a sua estrada no Polo aquático brasileiro, fez duas análises bastante lúcidas das partidas disputadas contra o mesmo Canadá pelas equipes masculina e feminina brasileiras, no Pan de Guadalajara.

Sobre o masculino, eu diria apenas que ele foi econômico em dois aspectos: não destacou a grande evolução técnica e tática que a equipe teve desde o Mundial, nem lembrou de todo o sacrifício e entrega que esses jovens se impuseram para estar ali, disputando de igual para igual com as duas maiores forças das Américas no esporte. É visível a mudança de postura, tanto ofensiva quanto defensiva, alcançada pelos atletas com a ajuda do técnico Goran Sablic, o que nos permite sonhar com uma participação em Londres, na hipótese de vitória no pré-olímpico. Embora nada seja garantido, o bronze deve vir, não como um consolo, mas como um prêmio para esse grupo, que mostrou estar (quase) pronto. Estão de parabéns.
Quanto ao feminino, onde também houve uma considerável renovação, como bem lembrou o Canetti, chega ao desempenho esperado - também deve trazer o bronze - mas, ainda tem um caminho maior a percorrer que os rapazes. Fizeram uma boa competição, mas, da mesma forma, carecem de mais apoio e incentivo à descoberta de novos valores. Também está sendo elogiável, de todas as formas, o que elas estão realizando em águas mexicanas.
A lamentar apenas que o polo continue sendo o patinho feio dos esportes aquáticos, com dirigentes que em nada contribuem para o desenvolvimento da modalidade, não só por sua omissão como pelas decisões estapafúrdias que norteiam suas ações.
O Pan vai acabar e não sabemos o que será feito desse grupo, nem do técnico. As competições que orientam a bolsa-atleta, eleitas por quem manda no Pólo, equivalem a uma desconvocação prévia, não só para agora, como para as Olimpíadas de 2016, de atletas que poderiam chegar lá no auge de seu potencial, não fosse a visão obnubilada e pequena que impera entre eles.
Um(a) atleta de polo aquático leva, pelo menos, de 10 a 15 anos para se formar. Vide os vitoriosos times da Hungria, Croácia, Sérvia e etc, que tem veteranos de 30 ou mais anos como seus melhores jogadores. Os míopes da confederação sequer sabem disso, e quem se prejudica é o esporte nacional. Espero que, um dia, isso mude. E que não tenhamos mais os Cabrais, Coaracys e outros para atrapalhar.
Um abraço! E, mais uma vez, parabéns às duas seleções"

Em função do comentário acima, recebemos outro comentário que postamos pela lucidez apresentada, nem sempre o comentário anonimo é de critica e sim também de elogio, muitos esquecem isso, especialmente pessoas que querem apresentar um caráter democrático em outros blogs e midias:

"Sou apenas um de muitos que gostam de polo aquatico e apreciei muito as duas colocações: a do caneti e do anonimo. O que vimos nas transmissões foi apenas o resultado do trabalho que é feito. Cobramos do atleta que ele não chegue no ataque e de um 'bico" pro gol: o melhor é jogar coletivamente (segundo, o comentarista). Mas será que isto é treinado? Não adianta dar 6 chutes acertar dois e tomar quatro nas costas! Simples, né? Mas eles fazem isto no proprio clube e são até valorizados por isto ("o jogador está muito bem na partida"). Quantos gols tomamos por esta situação? O pior que aconteceu em todos os jogos. Errou a batida do penalti: quantos treinamentos foram feitos para que isto fosse evitado? O braço estava errado na defesa (segundo, o comentarista). Quem gravou os treinamentos para consertar os erros depois? Quando o tecnico croata assumiu, disse que para que os resultados acontecessem era necessário uma estrutura com varios profissionais envolvidos. Onde eles estão? Parabéns aos atletas! Vcs nos orgulham! Vcs serão criticados, xingados etc, mas são apenas o somatorio da importancia deste esporte para quem o dirige.
"

5 comentários:

Anônimo disse...

como deve ser horrível ter que viver no anonimato....

Anônimo disse...

O problema nao e ser o patinho feio,o problema e se sentir e se portar como tal.Foram no ultimo quarto um patinho feio e amarelo!

Anônimo disse...

Pq vc não assina também, Cabral ?

Anônimo disse...

o problema dos que são contra é achar que tudo é o Cabral que escreve...acorda tem muita gente que não concorda com que se escreve...

Anônimo disse...

Tá bom, Cabral, então assina.

Rezende